CINEBITACA - MOSTRA DE CURTAS INDEPENDENTES FILMES DE QUARENTENA

Cinebitaca é uma mostra de curtas independentes composta por sessões gratuitas de filmes e debates com realizadores ao ar livre em bares de quatro regionais de BH*. Nessa edição, apresenta filmes realizados durante a pandemia, no período de confinamento e distanciamento social.

Desejamos que, antes de mais nada, ela seja um convite para novos encontros: entre as pessoas, entre as pessoas e a cidade, entre as imagens e a cidade, entre as pessoas e o audiovisual na cidade, encontros mediados pela produção audiovisual. Para sairmos juntos dessa, para não nos submetermos aos usos meramente funcionais dos espaços, para buscar e promover formas seguras de encontro, para nunca nos esquecermos que a cidade é o espaço dos nossos afetos e que é nela que restauramos nosso repertório de imagens que irão constituir nosso imaginário, e não meramente lugar de consumo e passagem.

A primeira edição do Cinebitaca aconteceu em abril de 2019, no Bar Brasil 41 (Santa Efigênia), mobilizada frente à urgência de pensarmos o crime ambiental de Brumadinho.

Em 2021, a segunda edição da Mostra Cinebitaca convida à reflexão sobre o que foi – e está sendo – a experiência de passarmos por uma pandemia e isolamento social. Para isso, sugerimos três linhas de constituição da programação: Imagens da quarentena; Fim do mundo; e Outros mundos.

Pensar com os filmes produzidos nesse contexto, trazer outros olhares e formas de criação de relações com o imponderável, com o luto e a solidão; com a casa, com nossos ritmos e pequenas invenções, com as descobertas e as alegrias possíveis. Pensar formas de relação com a cidade nesse momento em que somos atravessados por tantas impossibilidades.

Acreditamos na  experiência coletiva de ver e conversar sobre filmes como acionadora da imaginação necessária para a reocupação da cidade (e de nós mesmo) na pandemia e após.

*devido ao atual agravamento da situação da pandemia do COVID-19, realizaremos a mostra em versão online. Caso até lá haja sinalização de reabertura, a Cinebitaca acontecerá presencialmente, seguindo todos os protocolos de segurança e online.

04.jpg
02.jpg
03.jpg